Tutorial - Blender 2.66: Objeto seguido pela câmera

Neste tutorial, irei explicar de forma sucinta a como proceder para fazer com que a câmera siga algum objeto no Blender. Existe uma diversidade de videoaulas na internet, mas muitas delas ensinam a forma mais trabalhosa, sendo que há uma maneira bem mais fácil e mais rápida de se obter tal efeito.

Primeiramente, já com o Blender 3D aberto, selecione a câmera e a posicione com as setas X, Y e Z, de maneira com que ela fique atrás do objeto. Tecle R para rotacioná-la.

Após posicionar a câmera corretamente, selecione-a junto com o objeto o qual ela deverá seguir; para fazer isso, segure a tecla shift e selecione ambos os objetos com o botão direito do mouse. Uma vez selecionados, tecle Ctrl+P e selecione Set Parent To [Object].



Visualize através da câmera com a tecla 0 (zero) do seu teclado ou, caso você esteja em um notebook, vá na opção view que se localiza na parte esquerda inferior da tela e clique em camera.


Feito isso, selecione apenas o objeto câmera, clique no desenho do "cubo" do menu à direita e desca até a opção Relations Extras¹. Nesta aba, marque a opção Slow Parent e, em offset, aumente até 330.000².


¹A versão do Blender que utilizei para fazer o tutorial foi a 2.66. Nessa versão, a aba se chama Relations Extras; nas versões anteriores, entretanto, o nome poderá ser diferente, mas a opção continuará a mesma.
²O valor do offset é uma variável, o usuário poderá optar por qualquer valor, sendo que, quanto maior for esse valor, maior será o efeito realístico do movimento da câmera.

Tutorial - Blender 2.66: Objeto seguido pela câmera Tutorial - Blender 2.66: Objeto seguido pela câmera Reviewed by David on 22:00 Rating: 5