Como suspender e acordar o Ubuntu ou outras distros Linux automaticamente (rtcwake)
O motivo para eu utilizar tal comando se deve ao fato de meu notebook só reconhecer as portas USB após suspender.
Bem, sem muita falácia, vamos ao que interessa!
O comando se chama rtcwake, e necessita de permissões de root, no caso do Ubuntu utiliza-se sudo, em algumas su, você deve saber qual maneira de logar com o super usuário.
Abaixo, temos a sintaxe básica para o comando:
sudo rtcwake -m [tipo de suspensão] -s [número de segundos]Por exemplo, o seguinte comando suspende nosso sistema para a memória RAM e acorda ele após 60 segundos.
sudo rtcwake -m ram -s 60
Tipos de Suspensão
O parâmetro -m aceita os seguintes tipos de suspensão:- standby – O modo Standby não economiza muita energia, mas em compensação a restauração do sistema é muito rápida. Essa é a opção padrão, caso nós omitamos o parâmetro -m.
- mem – Suspende para a memória RAM. Economiza energia significantemente – todos os dispositivos são colocados em estado de baixo consumo, exceto a memória RAM, pois deve ficar ligada para evitar que as informações se percam.
- disk – Suspende para o disco. Todo o conteúdo da memória RAM é salvo no disco, após isso o computador é desligado.
- off – Desliga completamente o computador. Esse modo pode acordar o computador ou não, algumas maquinas suportam serem acordadas por esse modo.
- no – Não suspende o computador instantaneamente, apenas define o tempo para acordar. Por exemplo, nosso computador deve acordar às 5 horas, depois de configurar, podemos suspender manualmente que ele retornará na hora definida.
Para mais opções, consulte a referência utilizada nessa postagem.
Referências:
How to Make Your Linux PC Wake From Sleep Automatically. Chris Hoffman. Disponível em <http://www.howtogeek.com/121241/how-to-make-your-linux-pc-wake-from-sleep-automatically/>
Como suspender e acordar o Ubuntu ou outras distros Linux automaticamente (rtcwake)
Reviewed by Sóstenes Gomes
on
21:50
Rating:
Nenhum comentário